4 dicas valiosas para o lançamento de seu livro!

4 dicas valiosas para o lançamento de seu livro

Olá, meus amigos! Sejam bem vindos ao Eu, Gabriel Alves!, um espaço onde vou me dedicar a escrever com mais frequência sobre diversos assuntos, além de dar seguimento aos projetos nos quais já estamos envolvidos. Vai ser um prazer ter vocês por aqui.

Muitos autores me perguntam como organizei o lançamento da série Shákila, que foi uma noite marcante que depois de anos de esforço, inseriu o livro no mercado editorial. A realidade é que o lançamento é o ponto de partida de qualquer livro. Em outras palavras, é a partir daquele momento que as pessoas conhecerão seu trabalho de fato, terão oportunidade de ouvir sobre ele, serem atraídas e finalmente comprar o exemplar. Bem, já dá pra concluir que não pode ser qualquer evento, certo? Mas fique tranquilo, meu caro autor. Estou aqui para ajudar.

Veja abaixo cinco dicas valiosas que me auxiliaram no lançamento de meu primeiro livro e com certeza também vão auxiliar a você!

  • Faça um release para a mídia.

Como estudante de Jornalismo, te afirmo com convicção que a imprensa vive atrás de boas pautas para apresentar em seus veículos. Ter um bom veículo de comunicação local cobrindo seu evento ou, no mínimo, anunciando-o, é bom para sua imagem e principalmente para a imagem de sua obra. Faça um bom release, contando os principais detalhes de sua obra, o percurso que você como autor teve de percorrer até a publicação e envie para jornais impressos, TVs locais etc. Isso será fundamental para que as pessoas saibam do evento e se interessem por ele e, se o veículo se interessar em cobrir a noite de lançamento, você terá a chance de ser divulgado de forma gratuita.

  • Blogueiros literários não só são importantes, como necessários!

Faça parcerias com blogs literários para a divulgação de seu livro próximo à data de lançamento. Você pode oferecer um exemplar, em troca de resenhas críticas que eles possam desenvolver acerca de sua obra. É uma parceria sensacional que vai promover seu evento e falar sobre o livro, incentivando as pessoas a comparecerem ao evento e consequentemente adquirir seu exemplar.

 

  • Mídias sociais é o lugar onde todos estão!

Fazer um panfleto, cartaz e etc é legal. Você terá um material físico de divulgação para deixar em locais que são frequentados por pessoas cujo perfil se assemelha ao de seu leitor ideal. Porém, as pessoas estão com a vida cada vez mais corrida e talvez não guardem um panfleto por exemplo. Ainda assim, todo mundo visita seu perfil no facebook diariamente. Concorda? Então você também há de concordar que divulgar seu lançamento nas mídias sociais é essencial. Por outro lado, lotar a linha de tempo de seus amigos com seu conteúdo pode gerar a impressão de que você é desesperado por atenção e poderão consequentemente te bloquear ou deixar de seguir para não ver mais propagandas. A dica, então, é saber o meio termo entre um e outro. Não divulgue excessivamente, mas não fique mudo sem expor ao mundo o seu evento! Que tal fazer, por exemplo, um evento no facebook e convidar a todos? As pessoas serão convidadas uma única vez, poderão confirmar presença por ali ou demonstrar interesse. Depois, basta alimentar de forma sensata à página do evento para que não esqueçam e fiquem ansiosos tanto quanto você para o lançamento.

 

  • Sozinho, ninguém vai a lugar algum!

Encontre pessoas para apoiá-lo em seu evento. Você precisará talvez de alguém para servir de cerimonialista e guiar a noite de lançamento. Se servir um coffe break, por exemplo, também necessitará de alguém que possa auxiliá-lo neste aspecto. Ah! É o seu dia! As pessoas vão querer conversar, abraçar, tirar uma foto e pedir que autografe o seu exemplar. Isso quer dizer, que sua atenção será voltada 100% aos convidados e presentes, portanto, encontre também alguém de confiança para ficar responsável pelas vendas.

 

 

Contrate um bom fotógrafo, chame seus amigos, familiares, divulgue seu evento e boa sorte! Que venha ser um sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *